Sobre o Local

Mossoró: terra do sal, da fruticultura, de riquezas culturais e de gente acolhedora

 

Município brasileiro do interior do Rio Grande do Norte, situado na mesorregião do Oeste Potiguar, região nordeste do país, Mossoró é a segunda maior cidade do estado. Entre duas importantes capitais, Natal e Fortaleza, a cidade é privilegiada geograficamente e também é portão de entrada do Polo Costa Branca.

O território foi marcado por importantes fatos históricos de bravura e resistência, entre eles o Motim das Mulheres, quando corajosas mossoroenses impediram o alistamento de familiares para a Guerra do Paraguai; pela primeira eleitora da América Latina, Celina Guimarães; por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea; sem falar da resistência histórica ao bando de Lampião, fato ilustrado pelo espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, durantes os festejos do “Mossoró Cidade Junina”.

Considerada ainda polo educacional, Mossoró sedia a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, um Instituto Federal e diversas universidades e faculdades privadas.

No turismo, desponta por seus atrativos históricos, culturais e naturais. Conhecida por sua vocação, Mossoró é reconhecida como “Capital Cultural do Rio Grande do Norte”, abrigando grandes espetáculos teatrais e eventos que atraem turistas de todas as partes. Dentre seus principais atrativos turísticos está o Corredor Cultural, que fica localizado na Avenida Rio Branco, onde reúne vários equipamentos turísticos e culturais, voltado para o lazer e entretenimento de moradores e turistas, entre eles: Parque da Criança, a Estação das Artes Eliseu Ventania, Museu do Petróleo, Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, Memorial da Resistência de Mossoró, Praça da Convivência e a Praça dos Esportes. Conta ainda com o Museu Histórico Lauro da Escóssia, Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte onde se encontra um vasto acervo histórico e cultural da cidade, além de águas termais, parques salineiros e fazendas de agricultura familiar abertas a visitações. O município de Mossoró tem o privilégio de estar localizado muito próximo a praias paradisíacas, como também a serras, e assim oferecer maior diversidade de entretenimento e lazer para turistas e visitantes.

Jordana Neres (Gira Sol Viagens e Receptivo)

Instagram