Apresentação

          A Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte tem realizado desde 2010 a sua Semana de Humanidades, evento que congrega sete cursos de graduação (quatro licenciaturas: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História; e quatro bacharelados: Ciências Sociais; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Rádio, TV e Internet) e o mestrado em Ciências Sociais e Humanas. Esses cursos contemplam uma comunidade acadêmica de aproximadamente 800 discentes e 70 docentes distribuídos na graduação e pós-graduação. Para o ano de 2019, a IV Semana de Humanidades/FAFIC apresenta a temática AS CIÊNCIAS HUMANAS E O TEMPO PRESENTE. A experiência das edições anteriores indica a abrangência regional de um público oriundo de quatro estados da federação – Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco – em virtude da localização estratégica da cidade de Mossoró, sede da FAFIC/UERN.

            O evento configura-se como oportunidade singular e inovadora que busca promover o debate sobre a epistemologia das Ciências Humanas na sociedade contemporânea, a partir dos pressupostos dos diferentes campos de saber. Na sociedade atual, a ciência corresponde à capacidade de produzir novas leituras para o desenvolvimento social. Essa inovação está diretamente ligada às respostas que as instituições produtoras de ciência e tecnologia podem dar à educação como um processo de formação crítico-reflexivo. No seio da teoria social, este tema ganha mais relevância quando se consideram as transformações em curso, advindas da revolução tecnológica que produz uma sociedade na qual a informação e o conhecimento são considerados os principais recursos para a promoção do desenvolvimento social e humano. A característica principal do evento é a disposição ao diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento que compõem os departamentos acadêmicos e cursos de graduação e pós-graduação que integram a FAFIC. Assim, o evento propiciará o intercâmbio científico entre pesquisadores (professores, alunos e técnico-administrativos) da UERN e de outras instituições de ensino superior através da apresentação de sua produção científica e troca de experiências desenvolvidas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

           A FAFIC tem assumido nos últimos anos um projeto acadêmico e institucional voltado ao desenvolvimento do ensino por meio da promoção de atividades calcadas no diálogo interdisciplinar entre seus sete cursos de graduação e a pós-graduação; dos estudos desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa; e das atividades de extensão, que apoiam e fomentam a expansão e circulação do conhecimento acadêmico com outros saberes, possibilitando a abertura de parcerias com outras instituições e agentes públicos.

            Diante dessas ações, consolidam-se os pilares da universidade voltados ao compromisso da ciência, da cidadania e da cultura. Nesses termos, a IV Semana de Humanidades configura-se num centro irradiador desses diálogos, algo de extrema relevância para o desenvolvimento coletivo do projeto de produção do conhecimento, de Ciência e de Universidade. Para tanto, as atividades desenvolvidas buscarão aprofundar tais aproximações, através de conferências, mesas de debate, minicursos, oficinas, simpósios e encontros. Em suma, sua missão consiste em fomentar o debate sobre os desafios contemporâneos das ciências humanas em suas dimensões culturais e epistemológicas e na interdisciplinaridade das formas globais e locais de (re)criação da produção e circulação de saberes.